quinta-feira, 1 de abril de 2010

As carrancas do São Francisco

 Segundo o dicionário Aulete, carranca significa:
1  Cara fechada, emburrada, demonstrando mau humor
2  Bras. N.E.  Mar.  Figura ornamental que se punha na proa de embarcações; CARA de PAU
3  Careta, caraça
9  Bras. BA  Folc.  Caraça (2) entalhada em madeira e colorida rusticamente colocadas nas proas das embarcações do rio São Francisco para afastar os maus espíritos; CABEÇA DE PROA. 

As carrancas, figuras geralmente entalhadas em madeira, representam  um ser fantasmagórico que se apresenta sempre com extensa cabeleira, os dentes pontiagudos à mostra e olhos ameaçadores. Essas peças nos lembram um ser místico de extrema ferocidade que misturam traços humanos e traços animalescos, apresentando a expressão furiosa de uma figura mitológica disforme.  Eram colocadas à frente dos barcos (proa) e tinham como objetivo, segundo o imaginário popular, afugentar os lendários personagens que habitavam as águas do São Francisco, como por exemplo a Mãe-d'água o Minhocão e o Negro d'água.

Pintura: Márcia Berenguer Cabral


by lucasgalodoido








































       Conforme asseguram os historiadores, as barcas que navegavam pelo rio São Francisco foram as únicas embarcações primitivas, de povos ocidentais, que usaram figuras de proa como amuleto contra os perigos imaginários descritos por lendas e crendices.  A exemplo dos Vikings, que enfeitavam as proas de seus navios com esculturas  assustadoras de serpentes e dragões, os barqueiros do São Francisco, talvez tinham o mesmo objetivo daqueles povos Nórdicos , ou seja, proteger as suas frágeis embarcações dos monstros do rio e das tempestades além de propiciar uma boa pesca. 

Essas esculturas, apesar de horripilantes, se destacam na arte popular brasileira pela sua expressividade e pela originalidade típica do nordestino, que utilizando sua imaginação, sua extrema superstição e a sua crença em lendas e no maravilhoso, criavam o que hoje se tornou uma obra de arte, uma peça de decoração disputada até por estrangeiros. Um dos mais famosos escultor, foi o carranqueiro  Biquiba Dy Lafuente Guarany, (o mestre Guarany)  que se notabilizou pela quantidade e qualidade de sua obra. Hoje, inúmeros carranqueiros sobrevivem dessa arte que tem grande aceitação como objeto de arte e decoração.

Foto by Luisa Pfau

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário